Nucleo de Educação em Saúde reliza o segundo encontro com a Comunidade beneficiária da Rede de Esgoto

Publicado em: Quinta-Feira, 31 de Março de 2011
Fonte: samae

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e transmitir informações sobre a obra da rede coletora de esgoto, o Núcleo de Educação em Saúde do Município realizou ontem (30/03), na Câmara Municipal, o segundo Encontro com a Comunidade Beneficiária.

Participaram como palestrantes os senhores Moisés M. Nicoleto – Chefe de Vigilância em Saúde da SESA – Secretaria Estadual de Saúde da 18º Regional de Saúde de Cornélio Procópio que falou sobre as doenças relacionadas a falta de saneamento básico e  Sr. Jerônimo Eduardo Mendes Gonçalves – Diretor do SAMAE passou detalhes do Projeto da Rede de Esgoto, do Convênio com a FUNASA no valor de R$ 2.062.045,00 e da execução da obra. Aproveitando a oportunidade o Sr. Jeronimo falou também da liberação das ligações, da cobrança e o que pode e não pode ser lançado na rede de esgoto.

Após as palestras os moradores ficaram a vontade para realizar seus questionamentos. As principais dúvidas da população são: reposição do asfalto, situação das residências que estão abaixo do nível da rua, dimensionamento da rede e prazo da execução da obra.

O Sr. Paulo Gonçalves – Assessor de Gabinete do Prefeito, esteve presente na reunião representando o Prefeito Edimar Santos.

O encontro contou com as presenças do Dr. Isaias da Luz – Presidente da Câmara, Sr. Wanderley Novaski – Verador, Sr. Jose Santana Filho – Secretário de Saúde, Sr. Geraldo AP. de Oliveira – Resp. pela Vigilância Sanitária, Marco Antonio da Silva – Diretor da Câmara Municipal e Mariza de Lourdes Novi Vieira - Responsável Técnica Municipal pelo PESMS.
 
O PESMS é um Programa de Educação, Saúde e Mobilização Social que surgiu em março de 2000 como uma exigência da Fundação Nacional de Saúde para todos os municípios que mantém convênio na área de saneamento básico com a FUNASA. A idéia é de que as ações de saneamento sejam otimizadas, isto é, que não se faça somente obras físicas de sistemas de abastecimento de água ou sistema de esgoto, mas que a população tenha informação e orientação sobre essas obras e participe desse processo todo.